Sobre Nós
A Viação Belém Novo Ltda. nasceu da paixão de Edgard Dutra Pinheiro pelo transporte coletivo e do sonho em se tornar um dos mais sólidos empresários do ramo. Fundada em 27 de novembro de 1962, com a primeira garagem para ônibus urbano de Porto Alegre, iniciou suas atividades com o empenho de Edgard e seus sócios: Almeida e Erany os quais optaram em concentrar as atividades de transporte na zona sul da capital.
Anteriormente a fundação da Belém Novo, Edgard e seus sócios trabalhavam no transporte coletivo da Vila Santa Isabel, principal núcleo habitacional da cidade de Viamão, no qual se concentrava a maioria da população. A campanha do candidato a vereador Tapir Rocha, pelo PTB, tendo como tema principal o preço das passagens de ônibus, assustou os jovens empresários: “Era como um rastilho de pólvora”, relembra Edgard, o qual foi aconselhado por seu contador a trabalhar em outra região.
Outro fator que levou o trio a trocar Viamão pela zona sul de Porto Alegre foi a decisão do prefeito José Loureiro da Silva, ao iniciar seu segundo mandato, em 1960, de “dar um jeito no Departamento Autônomo de Transportes Coletivos – DATC, o que resultou na entrega de linhas exploradas pelo município à particulares. “Resolvemos concentrar tudo na zona sul de Porto Alegre, até porque lá as ruas já eram pavimentadas”, diz Edgard.
Encerradas as atividades do DATC, a Prefeitura entregou à Viação Belém Novo as linhas Lami e Cantagalo. As linhas Vila Nova, Belém Velho e Campo Novo foram entregues aos permissionários da Parque Madepinho. Entretanto, não deu certo. Nenhum ônibus encostado aparecia no dia em que estava escalado para operar na linha Belém Velho Rincão – distante e carente de passageiros. Quem estivesse na escala dava um jeito de fazer o motor estragar, ou simplesmente não aparecia. Os problemas logo provocaram uma divisão entre os permissionários. A Rui Ferreira coube as linhas Belém Velho, Vila Nova e Campo Novo, as quais mais tarde foram vendidas à Belém Novo.
Atualmente, a Viação Belém Novo Ltda. é administrada pela família Pinheiro. Localizada da Av. Beira Rio, 175, bairro Belém Novo. Constituída de uma frota de 76 veículos e com aproximadamente 200 colaboradores em seu quadro funcional, opera 7 linhas principais transportando mais de 500 mil passageiros por mês.
Hoje, 06 décadas depois, a família trás consigo os ensinamentos de Edgard Dutra Pinheiro resumidos em uma frase que ele usava para definir a paixão que começou num longínquo dia de 1956: “O transporte coletivo é um desafio, mexe contigo e, se tu gostas, todo dia tem coisa nova”.
Histórico de Qualidade
O Sistema de Gestão da Qualidade Belém, iniciou em 1996, tendo em vista a necessidade de qualificar o quadro funcional em prol da satisfação do cliente.
Norteado por um planejamento de treinamento, os colaboradores das diferentes áreas passaram por um processo de reciclagem.
Concomitantemente, intensificaram-se os investimentos na capacitação profissional dos níveis gerenciais e intermediários, os quais alavancaram o Programa de Qualidade.
A participação efetiva da Alta Administração associada à implantação de programas internos de incentivo e valorização do capital intelectual; bem como, o engajamento e comprometimento dos colaboradores para com a política da qualidade da Belém Novo, foram a chave das nossas conquistas.
O Prêmio Qualidade RS – Modalidade Medalha de Bronze obtido no ano 2000 e adquirido em virtude dos resultados demonstrados instigou ainda mais nossa equipe de trabalho na busca pela excelência dos serviços.
Objetivando consolidar o Sistema de Gestão da Qualidade, através do conhecimento detalhado dos processos organizacionais, sua sistematização, análise e monitoramento; a Viação Belém Novo encontrou na Norma ISO 9001:2000 relevantes contribuições para a melhoria contínua da Organização. Tendo por meta obter o Certificado no primeiro semestre de 2001, as atividades estratégicas em busca da certificação iniciaram em setembro de 2000, com a constituição do Grupo ISO e o preparo técnico da equipe. O resultado obtido com a união dos esforços não tardou a chegar. No dia 15 de junho de 2001 a Empresa foi agraciada com a Certificação ISO 9001:2000.
Comprometidos com o dever de não somente atender as necessidades dos clientes, mas também antevê-las; projetos e ações foram implementados com êxito. O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo deste período foi recebido com grande entusiasmo por nossa equipe.
No dia 05 de julho de 2001, num evento de significativa importância, não só para as empresas adeptas ao PGQP, mas para o Estado do Rio Grande do Sul, a Viação Belém Novo Ltda. foi congratulada com o Prêmio Qualidade RS – Modalidade Troféu Bronze.
Com o empenho da equipe em promover a melhoria contínua em prol da satisfação dos clientes o Prêmio Qualidade RS – Troféu Prata foi conquistado. No Evento ocorrido no dia 04 de julho de 2002 o Diretor Presidente da Viação Belém Novo Ltda.
Estava presente para em nome de todos os colaboradores receber o reconhecimento.
Orientada para a melhoria contínua dos processos e movida pelo compromisso de constantemente buscar resultados promissores assegurando não somente a satisfação dos clientes externos, mas também o atendimento das necessidades e expectativas de todas as partes interessadas, e com isso consolidando uma imagem positiva, a cúpula administrativa traçou estratégias, planos e metas juntamente com seus colaboradores de diferentes níveis hierárquicos.
O resultado deste trabalho foi além dos benefícios adquiridos junto às partes interessadas, sendo que a equipe da Belém Novo foi homenageada e reconhecida em julho de 2004 com o Prêmio Qualidade RS – Modalidade Troféu Ouro.
Objetivando destacar-se a nível Nacional no Setor de Transporte nossa equipe participou em 2005 do Prêmio ANTP de Qualidade. A evolução do Sistema de Gestão da Qualidade Belém levou a Empresa a conquistar o título de Melhor Operadora Rodoviária Urbana do Brasil.
A maturidade do SGQ Belém deu a Empresa novamente uma posição de destaque quando foi reconhecida pelo segundo ciclo consecutivo no Prêmio ANTP da Qualidade – 2007.
Em 2009, a Viação Belém Novo foi considerada Referencial de Excelência no Brasil, sendo reconhecida pelo terceiro ciclo sucessivo no Prêmio Essa trajetória é resultado da efetividade do trabalho realizado com empenho e dedicação de todos colaboradores e acionistas da Belém.
Caminhada considerada infinda; pois o compromisso em “melhorar continuamente nossos serviços através da satisfação dos nossos colaboradores e clientes” é a mola propulsora da equipe Belém e a razão de existir da organização.